"Epao Babá, Acadêmicos reverencia um homem de luz, um homem de axé: salve Pai Cleon de Oxalá".

Acadêmicos da Orgia lança seu enredo

Pai Cleon assina embaixo do enredo dos Acadêmicos da Orgia - — Fotos: Divulgação
Antecipado na última semana (leia aqui), o enredo da Acadêmicos da Orgia para 2013 foi lançado oficialmente no último sábado, com o título "Epao Babá, Acadêmicos reverencia um homem de luz, um homem de axé: salve Pai Cleon de Oxalá"
— O Reino de Oxalá abriu suas portas para receber a família verde e branco no dia 21 de abril. Efetivou-se neste encontro a autorização entre ambas as instituições para realização da homenagem a este expoente de nossa cultura e religiosidade afro-brasileira, que Pai Cleon simboliza. O tema pretende contar a trajetória dele desde sua origem humilde até seu status atual, de Rei da nação Cabinda no Brasil — explicou Emerson Waner, diretor de Carnaval e de Comunicação dos Acadêmicos. 
Também estiveram presentes no ato o presidente Cy, a pesquisadora de cultura afro Daniela Silva, o diretor sociocultural Jorge Oliveira, o diretor de destaques Sérgio Alves (Pai Xiru de Odé), a diretora de baianas Mãe Nilza de Iemanjá e os destaques Leandrinho LV (intérprete) e Pandiara Silva (1ª passista). 
Presidente Cy assina o acordo para o enredo
No ato, foi lida também a seguinte homenagem da diretoria, que publicamos a pedido da escola: 
"Acadêmicos da Orgia, através de sua Diretoria e Departamento de Carnaval, vem homenagear o querido zelador de santo Pai Cleon de Oxalá. Esta formidável pessoa, que não mede esforços para atender aos seus filhos, à comunidade e aos necessitados do mundo todo que por ventura venham a bater-lhe à porta em busca de luz, conforto, amparo e conhecimento. 

O nosso querido Pai Clero, com o seu trabalho, ultrapassou as fronteiras do nosso país, levando as sementes de nossa fé, de nossa raiz para mais de 10 países. Indiferentemente a todo este trabalho e compromissos diversos, este respeitável e destacado sacerdote sempre arrumou tempo para orientar seus filhos e conduzir seu templo, assim como dedicar-se ao nossa grande Babá Oxalá.

Hoje, 21/04/2012, a nossa família Verde e Branca registra homenagem a este homem de luz e axé, e para nós Acadêmicos, nada seria mais louvável do que contar sua trajetória em nosso carnaval 2013 (..)
Pai Cleon, nós dos Acadêmicos da Orgia, agradecemos pela oportunidade de poder contar sua história no próximo Carnaval e já temos a certeza de que fomos muito felizes em escolher o nome de uma pessoa de extrema grandeza e importância na religião de matriz africana no nosso país bem como no mundo. Que o manto do grande Pai Oxalá, nos cubra de luz e clareza e tenhamos a graça de sermos merecedores do titulo no carnaval 2013."
MATERIA EXTRAIDA DO  SITE: www.baticumbum.com.br

Nenhum comentário: