Dia da Consciência Negra 20/11 SALVE ZUMBI E SALVE O NOSSO POVO



Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

SALVE O POVO NEGRO!!!

2 comentários:

Morena disse...

SALVE O POVO NEGRO !!!
Um povo lindo, com uma história linda , que agora sim, terá sua história contada, sem correntes e chibatas.
Zumbi , morreu defendendo o que acreditava ser certo, e não morreu em vão, por sua causa temos o Dia da Consciência Negra, mas sempre lembrando, somos negros todos os dias do ano, e não apenas nesta data especial.
" Para saber para onde se vai, é preciso saber de onde se veio."

Beijos... Negra Mais Brasil RS

Morena disse...

Hoje haverá a escolha da Negra Mais Bela de Canoas,no Clube Rui Barbosa em Niterói,comemorando o dia da Consciência Negra,a atual Negra Mais Bela Ketllen passará sua faixa nesta noite tão especial para o povo negro.